Evolução tecnológica e mudança organizacional
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Goiânia,
2010/2
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Professor: Regis Silas Cardoso
Goiânia,
2010/2
I. APRESENTAÇÃO DO MODELO ADOTADO
A mudança organizacional é uma situação a qual não se pode escolher não ter na empresa, é algo que transforma o ambiente organizacional para melhor ou não, dependendo da forma a qual é vista pela empresa. Mas entende se que o processo de mudança é necessário para visar à modernização de estruturas e sistemas, podendo assim se capacitar para um mercado competitivo.
O ERP serve para integrar todos os despertamentos são funções de uma companhia em um simples sistema de computador que pode servi a todas as necessidades particulares de cada uma das diferentes seções. É um grande desafio construir um único programa de software que supra as necessidades do departamento financeiro, assim como dos trabalhadores de recursos humanos e também do depósito e é isso que o ERP faz.
O modelo a ser apresentado envolverá a implantação de sistema ERP (Enterprise Resource Planning) que é considerado um processo crítico porque, entre outras razões, a implantação de uma tecnologia da informação em organizações demanda tempo, custos elevados, gera alterações na estrutura organizacional, resistência por parte dos funcionários e, nem sempre, os resultados são satisfatórios.
A mudança organizacional gerada pela implantação é um dos aspectos mais significativos, pois as mudanças acontecem na tecnologia e qualidade da informação, nas técnicas de gestão e processos de trabalho, nos produtos e eficácia organizacional, na qualificação técnica dos funcionários, nos mecanismos de coordenação, nas partes básicas da organização, nos parâmetros de projeto da empresa, na cultura organizacional, na