A decadência e queda do imperio romano no ocidente
O que levou o Império Romano a ruir foi o conjunto de crises por qual Roma passou nos primeiros séculos depois de Cristo. A partir do século III O Império Romano é o mais popular entre os impérios conquistou dimensões territoriais imensas:
• começou na Europa Central,
• foi para a Europa Oriental,
• chegou à Ásia e,
• dominou também todo o norte da África.
Essa imensidão territorial, esse enorme domínio imperial colocava o cidadão romano como:
• o “Sr. do Mundo”
•o “Sr. do Universo”
Mas um conjunto de crises abateu-se sobre Roma. Essas crises resultaram na destruição do poderoso Império.
1° MOTIVO - CRISE ECONÔMICA
O ESCRAVO ERA A PRINCIPAL FORÇA DE TRABALHO EM ROMA.
COMO SE OBTÊM ESCRAVOS? · Por meio das guerras de conquistas - os povos conquistados eram escravizados. · Por meio do tráfico de escravos - como ocorreu no Brasil, no período em que a escravidão era legalizada
No Império Romano: a escravidão se reproduzia com as conquistas territoriais, o Império: · os soldados marchava com suas legiões por territórios alheios, guerreava e dominava as terras, os povos conquistados eram colocados na condição de escravidão.
POR ISSO: · o exército precisava ser cada vez maior, pois era necessário deixar parte dos soldados nas terras conquistadas.
SÓ QUE - O IMPÉRIO ROMANO PARALISOU AS GUERRAS DE CONQUISTA
O Sistema Escravagista foi sendo destruído na sua base · desencadeada pelo encarecimento da mão-de-obra escrava. · o escravo era a principal força de trabalho em Roma.
ASSIM OS ESCRAVOS · tornaram-se escassos e caros. · com o escravo caro: - os proprietários de terras têm dificuldade para produzir.
Os grandes proprietários não sofrem muito, mas os pequenos e médios proprietários quebram, encontrando poucas saídas: * ou