imeprio romano
Com um bom domínio técnico, conhecimento adquirido dos gregos, bons exercidos, os romanos apresentavam uma forte influência sobre todos os povos do mundo conhecido por eles naquele tempo.
Como consequência desse domínio, hoje temos uma grande quantidade de idiomas que são descendentes do latim, tais como o português, o espanhol, o italiano, o francês, o romeno, galego, catalão, dentre outros. O próprio inglês sofreu influência, pois o francês dos povos normandos que invadiram a Inglaterra influenciou o idioma.
Os povos bárbaros, em geral tribos nômades, estavam nas vizinhanças do império romano ou escravizados pelos romanos.
Por uma série de fatores, tais como epidemias que dizimaram um grande número de pessoas, a desorganização política, a dificuldade de coordenar um império tão enorme, levaram ao enfraquecimento dos romanos.
Nesse sentido, os bárbaros invadiram as cidades romanas, destruindo, estuprando, matando e roubando tudo o que podiam levar. Como resultado, até hoje atribuímos o adjetivo de "comportamento bárbaro" ou "vândalos" (nome de um povo bárbaro) às pessoas que destroem, criam confusões e coisas do tipo.
2- No século IV o Império Romano dava sinais claros da queda de seu poder no ocidente, principalmente em função da invasão dos bárbaros (povos germânicos) através de suas fronteiras. Diante disso, o Imperador Constantino transferiu a capital do Império Romano para a cidade oriental de Bizâncio, que passou a ser chamada de Constantinopla. Esta mudança, ao mesmo tempo em que significava a queda do poder no ocidente, tinha o seu lado positivo, pois a localização de Constantinopla, entre o mar Negro e o mar Mármara, facilitava muito o comércio na região, fato que favoreceu enormemente a restauração da cidade, transformando-a em uma Nova Roma.