Pesquisa em administração
Curso de Administração
Rafael Rossa de Paula
DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE MARKETING PARA A ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO CENTURY
Porto Alegre
2014
Rafael Rossa de Paula
DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE MARKETING PARA A ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO CENTURY
Projeto de pesquisa, apresentado como pré-requisito para aprovação na disciplina de Pesquisa em Administração, do Curso de Bacharel em Administração, da Faculdade Porto-Alegrense.
Orientador: Prof. Francisco Roberto Santos da Silva
Porto Alegre
2014
Sumário
1 Introdução 4 1.1 Delimitação do tema 6 1.2 Definição do problema 7
1.3 Objetivos 8
1.3.1 Objetivo Geral 8
1.3.2 Objetivos Específicos 8 1.4 Justificativa 8
1 Introdução
O crescimento das academias de ginástica no Brasil nos últimos anos tem feito com que o país caminhe para assumir a liderança mundial nos negócios voltados para a prática de atividade física. Atualmente, o país só tem menos empresas nesse segmento que os Estados Unidos e, enquanto a quantidade de empreendimentos americanos é praticamente estável há três anos (cresceu apenas 0,7% de 2009 a 2012), o número de empresas do tipo no Brasil cresceu 29% no mesmo período.
Além disso, o Brasil tem uma proporção per capita de academias de ginástica superior à americana. Nos Estados Unidos existe um estabelecimento para cada 10,5 mil americanos, aqui essa proporção é de uma academia para cada 9,1 mil pessoas. Em números absolutos, os EUA contam atualmente com 29.960 empreendimentos, contra os 21.760 negócios brasileiros. Por trás desse fenômeno está a preocupação com um corpo saudável e atlético, que alimenta um mercado bilionário. Um diagnóstico sobre o setor feito pelo Sebrae revela que as 21.760 academias brasileiras tem 2,8 milhões de alunos matriculados. O segmento gera aproximadamente 317 mil empregos formais para profissionais de educação física e