Tipologia textual
Narração
Narrar é contar um ou vários fatos, sejam eles reais ou imaginários. A partir de um assunto amplo, o autor apresenta seu tema. Por exemplo, para o tema "violência na cidade grande", o autor escolhe falar da vida de Pedro e outras personagens na periferia da cidade Y.
A narrativa pode ser composta de uma cena complexa e também de um encadeamento de cenas nas quais personagens vivenciam um ou mais conflitos em um certo tempo e lugar.
A narração deve responder: o quê? quem? como? onde? quando? por quê? para quê? quais consequências? Características de texto narrativo
*Apresentação: Momento em que o autor apresenta as personagens e as localiza no tempo e no espaço;
*Desenvolvimento:Início da ação e do conflito;
*Clímax:Ponto culminante da tensão;
*Desfecho:Solução dos conflitos;
O tempo verbal empregado com mais frequência é o passado, mais especificamente o pretérito perfeito.
Para contar uma piada ou uma notícia policial - histórias que provocam no leitor ou ouvinte o desejo de saber o final rapidamente -, a preferência é para a narrativa direta. Se a intenção é conduzir o leitor a uma viagem com o narrador, como dizia Machado de Assis, a preferência é para uma narrativa indireta, cujos acontecimentos são narrados por meio de muitas interrupções. Um outro tipo de narrativa, denominada narrativa paralela, apresenta, já de início, dois temas independentes que logo passam a ter pontos de contato formando uma só história. Já a narrativa flashback apresenta uma interrupção no desenrolar dos fatos para oferecer outras informações necessárias ao entendimento do texto.
TIPOS DE ENREDO
*Enredo realista: construído com base no mundo real, de caráter histórico, científico ou jornalístico;
*Enredo verossímil: construído com base numa realidade, que tende a parecer com o mundo real, como ocorre na maioria das produções literárias;
*Enredo não verossímil: nada é semelhante ao mundo real.