Evolução histórica da contabilidade
Contabilidade Financeira I
2º Trabalho Individual
Nampula, Maio de 2013
Indice
Introdução
A evolução da contabilidade desde seus primórdios até ao actual estágio e o reconhecimento como ciência tem como objectivo de estudo da evolução da contabilidade financeira na esfera de conhecimento, a importância na escrita e na civilizações da humanidade, os diversos autores impulsionaram a contabilidade como ciência social e científica e tornando-se importante na conjuctura económica e financeira na sociedade comerciais e não comerciais na actualidade.
Com o presente trabalho clarificarei como foi a evolução da contabilidade e a sua existência com uma ciência social, fundamentando as bases teóricas, conceitos e também dar uma bordagem sobre as características qualitativas das demonstrações financeiras.
A Origem da Contabilidade
Segundo Schmidt (2000) pondera que embora se tenha por costume considerar a obra La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalitá do Frei Luca Pacioli como o nascimento da Contabilidade, uma série de descobertas arqueológicas vem alterando esse pensamento, levando-nos a refletir a Contabilidade como advinda da era pré-histórica, juntamente com a origem das civilizações. Baseado no Atlas da História do Mundo (1995), as primeiras civilizações foram surgindo há aproximadamente 6.000 anos, partindo dos diversos vilarejos agrícolas existentes nos contrafortes montanhosos do Oriente Próximo. A primeira foi a da Mesopotâmia, aproximadamente, em 3.500 a.C.
A contabilidade surgiu da necessidade de acompanhar e controlar a evolução do património, fez parte da evolução da evolução e desenvolvimento do ser humano e das sociedades.
Conforme Iudícibus(2000) descreve que a contabilidade é tão antigaquanto a origem do homem pensante. Hístoriadores remontam os primeiros sinais da existência de