Evolução Histórica da Contabilidade
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Cíntia Cristina Araujo Lima
Edilza Maria da Silva
Sinara Batista
Resumo da evolução histórica da contabilidade
Jaboatão dos Guararapes
2013
Cintia Cristina Araujo Lima
Edilza Maria da Silva
Sinara Batista
Resumo da evolução histórica da contabilidade
Resumo elaborado como requisito parcial da disciplina Teoria da Contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana, sob a orientação do profº. IB
Jaboatão dos Guararapes
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa apresentar uma breve revisão da evolução histórica da Contabilidade, analisando sua origem e evolução através dos tempos.
A Contabilidade existe desde o início da civilização. Alguns historiadores dizem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas a aproximadamente 2.000 anos a. C.
Surgiu da necessidade de proteger o patrimônio, quando o homem primitivo, ao contar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, já praticava uma forma rudimentar de Contabilidade.
O seu desenvolvimento acompanha a evolução da civilização, cujo crescimento e progresso da humanidade faz com que se torne cada vez mais eficiente e fiel a que se propõe.
A ORIGEM DA CONTABILIDADE
A historia da contabilidade inicia-se de acordo com alguns historiadores a aproximadamente 2.000 anos a. C, com os primeiros sinais objetivos da existência de contas. Entretanto vale ressaltar que antes disso, o homem primitivo, ao inventariar o numero de instrumento de caça e pesca disponível, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade.
É possível localizar os primeiros exemplos completos de contabilização, seguramente no terceiro milênio antes de Cristo, na civilização da Suméria e Babilônia (hoje Iraque), no Egito e na China. É claro que