evolucao historica da contabilidade
A contabilidade é uma ciência que tem como finalidade registar, colectar, resumir, informar e interpretar dados ou fenômenos que afectam as situações patrimoniais, financeiras e económicas duma entidade.
Possui três(3) requisitos para ser ciência, que são:
Campo de actuação- entidades;
Objecto de estudo- patrimônios;
Método- das partidas dobradas
A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização humana. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de protecção à posse e de perpectuação e interpretação dos factos ocorridos com o objecto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Pesquisas arqueológicas descobriram em esculturas, lápides e urnas funerárias: numeração e contabilidade de bens patrimoniais, datados aproximadamente 8.000 anos a.C, portanto é impossível estabelecer uma data e local concreto do surgimento da contabilidade. Deste modo, a contabilidade como outras ciências, não teve um inventor ou descobridor, sua origem foi através do desenvolvimento das necessidades colectivas, onde o homem primitivo teve que achar um meio para registar esses factos para atender ao crescimento de seus bens.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e da pastorícia. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
A evolução histórica da contabilidade, é resumida em 4 fases a saber: Contabilidade do Mundo Antigo ou empírica, Contabilidade do Mundo Medieval ou sistematização da contabilidade, Contabilidade do Mundo Moderno ou literature da contabilidade e Contabilidade do Mundo Científico ou contemporâneo
INTRODUÇÃO
Neste trabalho de pesquisa, vamos procurar responder as seguintes perguntas.: O que é a contabilidade? Sua relevância na sociedade, e suas perspectivas para o futuro.
Para responder estas perguntas é necessário o conhecimento de factores passados. Mas compreender o passado não é só importante para tentar perceber o