A evolucao historica da contabilidade
Passo 2
Qual a origem da Contabilidade?
A origem da Contabilidade deu-se quando o homem começou a avaliar a sua própria riqueza, avaliando seus acréscimos ou decréscimos dessa riqueza, tudo isso sem saber que estava utilizando a contabilidade.
Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na Antiguidade?
Os primeiros registros foram em argila, após a criação de fichas de argila para controle da contabilidade surgiram as tabuas cuneiformes (em forma de cunha) que foram as primeiras formas conhecidas de expressões escritas, nelas as técnicas contábeis já se faziam presentes, porem de forma primitiva. O aperfeiçoamento contábil ocorreu de forma espontânea e natural na medida que a sociedade e a economia se tornavam complexas.
A evolução histórica da Contabilidade
A contabilidade é tão antiga quanto à própria historia da civilização. Ela vem da necessidade do homem em controlar seus bens, como suas terras, seus rebanhos seus alimentos etc.
Temos vestígios de que há 8000 A.C em Huruk cidade da antiga mesopotâmia, onde fichas de barro representava um boi. Um pouco mais tarde as fichas de barro começaram a serem substituídas por tabuas com escritas em formas de cunhas, primeiras expressões escritas para controle de alimentos, mão de obra escrava e bebidas como a cerveja.
Com a morte dos proprietários seus bens eram deixados a seus filhos e parentes, se denominando patrimônio. Com isso continuou cada vez mais o desenvolvimento da contabilidade, cobranças de impostos na Babilônia já se fazia com escritas.
Os romanos 200 A.C já traziam receitas de caixas classificadas como renda, lucros e perdas.
Na bíblia, podemos observar relatos da contabilidade, como no caso de José, no Egito, onde houve grande escassez de alimento em toda a região e por este motivo só havia alimento no Egito que acumulou bens e os vendia para toda região, fazendo José um administrador e governador do Egito. Assim também há outros