A evolução Histórica da Contabilidade
RESENHA: De acordo com o primeiro capitulo do livro se entende que desde a antiguidade, com o primitivismo dos povos mesmo com a ausência da matemática, dos números e das letras era capaz de se criar inventários e até mesmo relatórios contábeis para os devidos fins. Mesmo que a Contabilidade existisse a bastante tempo, o seu desenvolvimento foi bastante lento ao longo dos anos. Hoje a profissão é bastante valorizada nos países de primeiro mundo. A contabilidade usa métodos quantitativos (matemática e estatísticas) como principal ferramenta. Atualmente o desenvolvimento dessa profissão acompanha o desenvolvimento econômico, relacionado ao colosso norte-americano que volta atenção para os Estados Unidos.
Ao falar de contabilidade não podemos esquecer-nos de falar sobre a invenção da escrita juntamente com a habilidade de contar, muito antes de qualquer manifestação do ser humano, outro fato importante sobre o progresso da Contabilidade foi o aparecimento da moeda, como base de troca aproximadamente 2000 A.C. A contabilidade apareceu mais tarde na Itália, onde era capaz de se avaliar bens, direito e obrigações, derivar, portanto o Patrimônio Liquido de entidades. O Balanço Geral foi o primeiro trabalho contábil, se computava diferença entre patrimônios líquidos em datas distantes. Até o século XIX a Contabilidade era tratada como método de escrituração. A evolução do estudo no Brasil é bastante importante, principalmente para os países em desenvolvimento. A nossa legislação contábil é uma das mais aperfeiçoadas do mundo, e na avaliação global de contribuições a D’Auria na Europa é o nome mais conhecido na Contabilidade brasileira.
Da lista de entidades atuantes no campo contábil temos o CFC (Conselho Federal de Contabilidade), IBRACON (instituto Brasileiro de Contadores), e CMV (Comissão de Valores Mobiliários). Banco Central e Receita Federal também tem atuação na legislação contábil. O CPC (Comitê de