EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
CRISTIANE MARQUES
DIEGO OLIVEIRA
JULIO CESAR
PRISCILA BONIFÁCIO
THIAGO DE PAULA
THIAGO FRANÇOIS
WELLINGTON CUNHA
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
ORIENTADOR:
Profº: Suliman Tadei
QUESTIONÁRIO:
1) Em que data pode ser presumida, aproximadamente, a existência de sinais objetivos de relatórios contábeis (inventário)?
R: Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente a 2.000 A.C., mas é possível localizar os primeiros exemplos completos de Contabilidade seguramente no 2° Milênio A.C. . É possível que algumas formas rudimentares de contagem de bens, tenham sido realizados talvez por volta do 4° Milênio A.C..
2) Qual o grande fator que possibilitou à Contabilidade evoluir para atingir o atual grau de desenvolvimento?
R: O grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, cidades ou nações, foi gerando o aperfeiçoamento de avaliação da situação patrimonial à medida que suas atividades foram-se desenvolvendo em dimensões e em complexidade, como também, o acompanhamento da evolução do patrimônio líquido das entidades.
3) Apresente algumas razões pelas quais as mais avançadas praças em que se praticou a Contabilidade, na Renascença, foram algumas das cidades Italianas, tais como Pisa, Gênova, Florença, Veneza etc.
R: As cidades Italianas e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural, com o desenvolvimento de suas atividades tiveram de aperfeiçoar sua forma de avaliação da situação patrimonial, possibilitando um maior campo de estudo e desenvolvimento da teoria contábil. Representavam o que de mais avançado poderia existir na época, em termos de empreendimentos comerciais e industriais incipientes.
4) Quais os motivos da queda recente da escola Europeia e qual foi sua grande contribuição à Contabilidade?
R: Falta de pesquisa indutiva;