Etica e Moral
Índice
Introdução
Desenvolvimento
A diferencia entre moral e ética
Moral e Ética: Dois Conceitos de Uma Mesma Realidade
O que é a Ética?
O que é a Moral?
Conclusão
Introdução
O presente trabalho a ser apresentado da disciplina de Ética tem como objectivo abordar sobre ética e moral sob um enfoque filosófico um tanto prático, onde irá procurar delinear as suas diferenças e principalmente a interligação entre ambas, mostrado o quanto ambas estão ligadas em nosso modo de agir e pensar.
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu carácter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
Além do mais, a Ética já encontra a vivência moral vigente na sociedade, portanto não é ela quem estabelece os valores morais; ela apenas busca compreender seu núcleo conceitual, como ela surge, em que estado as atitudes morais são perpetradas, do ponto de vista pessoal e das circunstâncias objetivas, os princípios de onde partem os julgamentos de natureza moral, entre outros fatores teóricos.
Desenvolvimento
Em primeiro lugar, observe-se a origem das palavras. „Ética“ vem do grego „ethos“, e significa hábito. „Moral“ vem do latim „mores“ e significa „hábito, costumes“. Ou seja, do ponto de vista puramente filológico não haveria motivo para se distinguir as duas expressões (a não ser, é claro, que se faça estudos filológicos muito precisos e se estude a diferença entre o significado de