ESTRATÉGIA PARA A CAPTAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NO TERCEIRO SETOR
RESUMO
O terceiro setor é um dos segmentos que vem se destacando na última década, de modo que se faz necessário uma reestruturação no processo de captação e motivação de recursos humanos dessas entidades.
Com seu desenvolvimento, aumentam também as preocupações com as estratégias de captar, motivar e reter mão-de-obra, neste contexto surge à necessidade de um estudo mais direcionado ao atendimento desta demanda, portanto este artigo propõe-se estabelecer quais as estratégias que podem influenciar as organizações do terceiro setor na captação e motivação de recursos humanos, fazendo-se uma revisão bibliográfica de forma a centralizar as contribuições cientificas de vários autores que realizaram artigos, dissertações e teses correlacionados com o tema. A partir dos métodos de análises das pesquisas bibliográficas, o estudo interpretativo toma a base fundamental ao entendimento conclusivo.
PALAVRAS-CHAVE: terceiro setor, captação de recursos humanos, voluntário.
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo descobrir e analisar as estratégias que influenciam a captação e motivação de pessoas em organizações ligadas ao Terceiro Setor, considerando o contexto atual de maior complexidade e diversidade.
Em uma economia cada vez mais globalizada, o Terceiro Setor surge no Brasil na década de 80 como forma de mobilizar e criar novas maneiras de pensar e agir no que diz respeito a realidade social. O Terceiro Setor tem como papel fazer frente aos problemas sociais mais urgentes do país, pois, representa maior participação do cidadão na esfera pública em virtude da ineficiência do Estado no âmbito social. Nesse sentido, verificar quais as variáveis que influenciam no processo de captação pode identificar os fatores que interferem na motivação dos colaboradores voluntários e não voluntários do Terceiro Setor, de forma que a partir dessa identificação possa