etica familiar
O frequente uso da palavra ética pela população em geral é principalmente usada em diversos meios políticos, além de banalizar seu significado e dificultar sua compreensão, faz com que se torne cada vez mais pouco vivenciada. Diante do exposto, este paper tem como finalidade, expor e relatar questões sobre a ética na família, conferir qual o seu conceito e como ela se aplica na sociedade por meio deste vídeo avulso que aborda o assunto em vários conceitos sobre viria ser O Que é Ética?.
PALAVRAS-CHAVE: sociedade; ética; postura; ação.
1. INTRODUÇÃO A ética é uma atitude de vida e está relacionada com princípios universais contidos na consciência do individuo. É a prática de reciprocidade com o íntimo do ser. O ato ético é a melhor maneira possível de agir, é a atitude mais indicada, a reta ação, não é ação correta, e sim, a postura que não prejudica as aparências. Ghedin (2003, p.309) diz que a ação ética está ligada à sensibilidade e à capacidade de ouvir a própria consciência que, por sua vez, é uma expressão da consciência universal.
Com base na confirmação de Gheodin, se compreende que cada indivíduo é consciente sobre a ação ética, e como parte da humanidade suas atitudes refletem na sociedade em que vive, já que sua consciência representa também a consciência universal.
A ética na família se relaciona ao altruísmo na formação das boas atitudes, ou seja, torna-se uma necessidade imperiosa que preocupar-se com os outros que se encontram no âmbito social aceito pelos detentores do poder, indo ao encontro de seus interesses. A ética designada no ambiente familiar família edita valor social acatado pela comunidade, para produzir limites para a ordem e para a desordem.
Valor é um “comum universal” ou um equivalente geral, no âmbito de qualquer relação de troca. Economicamente, valor e mais-valor são conceitos operativos. Filosoficamente, porém, é uma palavra carregada de ambiguidade - tantas, aliás, que Paul Ricoeur preferiria evitar seu