A administração familiar e a ética nas organizações
Analisar a ética é criar uma base para o comportamento moral, é analisar a conduta humana identificando o certo e o errado, é buscar conhecer os costumes da sociedade na qual estar inserido. A ética pode ser entendida como uma norma a ser seguida, como algo que se espera que a sociedade venha aderir e respeitar. A sociedade é responsável pela construção da ética, é visto que cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética no qual devem-se basear para uma convivência geral. Muito se confunde sobre o verdadeiro significado da palavra ética que é semelhante à palavra moral, porém são duas palavras de origens diferentes. Moral é uma palavra originada do latim e significa mores que traduzindo quer dizer modo de agir ou costume e a palavra ética é de origem grega e significa ethos que também quer dizer modo de agir e costume, porém mesmo com traduções iguais alguns autores denominam conceitos diferentes para as duas palavras (PASSOS, 2004).
Pode-se ia dizer que a moral normatiza e direciona a prática das pessoas, e a ética teoriza sobre as condutas, estudando as concepções que dão suporte à moral. São, pois, dois caminhos diferentes que resultam um status também diferentes; o primeiro, de objeto, e o segundo, de ciência. Donde deduzimos que a ética é a ciência da moral (PASSOS, 2004, p. 23).
Com isso é visto que a ética é uma ciência e possui como seu objeto de estudo a moral, os valores humanos, a ética entende e busca explicar o comportamento humano, entende-se que ética e moral são necessárias para a sobrevivência humana, elas põem limites e distinguem as atitudes sociais, diferenciam o certo do errado, o mal do bem (PASSOS, 2004). Os conceitos sobre a ética e suas regras são determinados pela cultura e costume de cada sociedade por isso é dito que cada grupo possui seus próprios códigos de ética os quais são tomados como referência para