Administração e ética
Considerando a palavra ética um conjunto de valores, questionamo-nos até que ponto é válido e no que isso diferencia as pessoas. O fato é que muitas vezes as pessoas são impulsionadas a terem atitudes antiéticas para manterem-se empregadas ou para sempre conquistarem vantagens sobre processos que envolvem pessoas ou organizações.
Certamente para realmente ter a consciência se é ou não ético é necessário sempre que existam as perguntas: Isso é legal ou imparcial? Vou me sentir bem comigo mesmo? Acredito que a ética já nasce com a pessoa e com o tempo pode se lapidada por valores obtidos desde sua infância, através de seu convívio familiar, através do círculo de amizades e através da vivência no mercado de trabalho, sendo este último o estudo desta crítica. Em todos os meios de convivência há duas alternativas, ser correto ou incorreto, ficando descartada a opção que como muitos dizem, ficar em cima do muro.
Seja qual for o espaço de convívio de pessoas, ou seja, familiar, social ou empresarial, é importante ter a consciência de sermos exemplo para tomar decisões. A ética deve ser correta, ou seja, legal e para isso devemos analisar se trará benefícios a nós e a outras pessoas envolvidas. E outro fator em destaque é sentir-se bem consigo mesmo.