etapa
Os sistemas pneumáticos necessitam de atenção e qualidade na preparação da sua matéria-prima, o ar, por ser captado do meio-ambiente, o mesmo vem com uma série de impurezas e umidade que deverão ser eliminadas ao longo da sua preparação e distribuição, O sistema pneumático é composto pelos seguintes itens:
-Filtro de admissão
-Compressor
-Motor auxiliar (elétrico ou de combustão)
-Unidade de condicionamento (lubrefil)
-reservatório
-Resfriador
-DremoFunção dos componentes
-Filtro de admissão
É o principal elemento filtrante do sistema pneumático, sendo responsável por eliminar as principais partículas de impurezas do ar.
-Unidade de condicionamento (Lubrefil)
É um conjunto de componentes que pode ter a função de inserir óleo lubrificante no sistema para lubrificar os atuadores pneumáticos, secar o ar (remover a umidade) evitando a oxidação dos componentes, drenar o condensado (gotículas de água que se formam dentro do sistem).-Dreno
Pode ser do tipo manual ou automático, possui a função de drenar o condensado do sistema pneumático.
->Resfriador
Tem a função de resfriar o ar comprimido para evitar a formação de condensado e melhorar o rendimento do ar comprimido.
->Reservatório
Armazena o ar comprimido vindo do compressor.
->Compressor
É o principal componente do sistema pneumático, sendo responsável pela transformação de energia mecânica em energia pneumática através da compressão do ar. O compressor precisa de um motor auxiliar para funcionar, este motor pode ser elétrico ou de combustão.
->Válvulas direcionais
É responsável por controlar o fluxo do ar comprimido no sistema, esse fluxo poderá ser bloqueado, direcionado para saídas diferenciais e possuem diversos tipos de acionamento.