Teoria Nebular
O Sol teve origem numa nebulosa, que terá entrado em colapso gravitacional :a força da gravidade obrigou a matéria livre dessa nébula a aproximar-se cada vez mais aumentando a sua densidade interna ,até à formação de uma proto-estrela(como é o Sol ,deu-se o nome de Proto-Sol).A sua contracção teria aumentado a velocidade do seu próprio movimento de rotação.
Com a força gravitacional a exercer pressão na estrela e com o interior da estrela em constante processo de fusão de hidrogénio (transformando-o em hélio e libertando assim enormes quantidades de energia ) a estrela conseguiu manter um equilíbrio entre as forças, começando a parte inicial da vida da estrela.
Lentamente o disco nebular começou a perder temperatura obrigando as poeiras e os gases mais distantes a agruparem-se em pequenos grumos de matéria em volta da estrela (pela força gravitacional) formando aglomerados rochosos designado planetesimais com um diâmetro entre 100 e 1000 metros.Os maiores planetesimais atraíram os mais pequenos criando corpos cada vez maiores :Os protoplanetas .A este processo de acumulação de matéria chama-se acreção . Os protoplanetas (planetas primitivos)que se encontravam mais próximos do Sol foram sujeitos a temperaturas muito elevedas ,contraindo-se , formando os planetas rochosos/terrestres. Na área mais afastada do Sol, a partir da linha do gelo, onde a temperatura era menos intensa ocorreu uma contracção semelhante à das estrelas, formando os planetas gasosos/exteriores.
A linha do gelo é a distância no Sistema Solar onde a temperatura é suficientemente baixa para condensar compostos de hidrogénio, transformando-os em grãos de matéria sólidos espalhados pelo espaço interestelar.
Atualmente a Teoria Nebular é a mais aceite a nível de comunidade científica ,no entanto não há certezas absolutas.
Argumentos a favor desta teoria :Todos os corpos do Sistema Solar têm a mesma idade;
Os planetas mais próximos do Sol são mais densos do que os planetas