Sistema solar
Formação Sistema Solar
O tema II encontra-se suportado na seguinte Questão-Problema: Qual o futuro do nosso planeta?
Para obtenção da melhor previsão acerca do que poderá acontecer ao nosso planeta, é necessário obter não só conhecimento dos fenómenos que ocorrem no nosso planeta, mas também estudar outros corpos planetários pertencentes ao Sistema Solar. A antevisão do que poderá acontecer ao nosso planeta requer a análise de vários fenómenos que não são exclusivos da terra, mas sim fenómenos de caráter mais geral, pertencentes a um Universo em evolução.
1ª Parte
1. Têm sido propostas várias teorias para explicar a origem do Sistema Solar, algumas catastrofistas e outras uniformitaristas.
1.1. Preencha as tabelas seguintes com pelo menos duas teorias em cada. Assinale com uma cor diferente a teoria que, atualmente, reúne mais consensos.
Tabela I – Teorias catastrofistas
Nome da teoria
Breve descrição
Autor (es) e ano da sua formulação
Teoria de Chamberlein e Moulton
Teoria que explica que antes de existirem os planetas algumas estrelas teriam passado pelo sol e arrancado algumas partes do mesmo. O material ter-se-ia condensado em blocos que ficaram orbitando na direção em que teriam sido arrancados e os pedaços ter-se-iam juntado formando assim os planetas.
Chamberlein e Moulton, 1900
Teoria de Buffon
Teoria que explica que um cometa chocou com o sol, visto que o sol é uma massa incandescente em fusão, quando o cometa chocou com o mesmo originou vários fragmentos que foram projectados pelo espaço, tendo assim os fragmentos formado os planetas. Após o arrefecimento dos planetas começou a vida.
Buffon, 1749
Tabela II – Teorias uniformitaristas
Nome da teoria
Breve descrição
Autor (es) e ano da sua formulação
Teoria Nebular
Teoria que defende que o sistema solar se formou a partir do colapso gravitacional de um fraguemento de uma grande nuvem molecular.
Immanuel Kant, 1755
Teoria