Sistema Solar
MUITO ESPECIAL
TEMA II - ESTUDO DA TERRA
(integrado no Sistema Solar / Astronomia)
A Terra é um pequeno planeta do Sistema Solar.
Com a forma aproximada de uma esfera achatada nos pólos e com um raio médio de 6371 Km.
Descreve uma órbita elíptica, em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
Está a uma distância média do Sol de 150 milhões de km e está posicionada de forma que recebe uma quantidade de energia radiante do Sol que torna possível a existência de Vida.
Devido à sua composição e passado geológico, a Terra produziu uma hidrosfera e uma atmosfera protetora que têm sustentado inúmeros seres vivos ao longo de milhões de anos.
A Astronomia, surgiu como resposta ao desejo de interpretar o espetáculo maravilhoso e intrigante proporcionado pelo céu.
O CEÚ
VISTO DA CRATERA DA MONTANHA DO PICO
AS CORES DO CÉU
Desenvolvimento da
Astronomia
o Durante o séc. XVIII, a Astronomia atingiu uma fase de evolução que permitia explicar o que se observava e prever acontecimentos; é este o nível de desenvolvimento que merece, verdadeiramente, a designação de ciência. o Essa aventura do conhecimento, iniciada há milénios, continua ainda hoje; nas últimas décadas, nenhuma outra ciência fez um progresso comparável ao da Astronomia.
Desenvolvimento da Astronomia
Foi graças a técnicas de observação do Universo aperfeiçoadas, sobretudo durante o século XX, que foi possível precisar o lugar do planeta Terra no Universo e conhecer melhor as características de numerosos corpos do Sistema Solar.
Satélites;
Sondas;
Estações espaciais.
Muitas questões continuam em aberto, dada a vastidão do Universo e as limitações atuais do conhecimento humano.
Porém há muitas questões que são consensuais no meio científico, como a maioria dos assuntos que abordaremos nos capítulos 1, 2 e 3 do …
TEMAII – A TERRA; UM PLANETA MUITO ESPECIAL
Composição do Sistema Solar
Sol