O Sistema Solar
O sistema solar é um conjunto de planetas, asteróides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.
Os corpos mais importantes do sistema solar são os oito planetas que giram ao redor do sol, descrevendo órbitas elípticas, isto é, órbitas semelhantes a circunferências ligeiramente excêntricas.
O sol não está exactamente no centro dessas órbitas, como sabe-se, razão pela qual os planetas podem encontrar-se, às vezes, mais próximos ou mais distantes do astro.
Existem inúmeras teorias que tentam explicar como o Sistema Solar foi formado, entretanto a mais aceita é a da Teoria Nebular ou Hipótese Nebular onde diz que a formação do sistema se deu através de uma grande nuvem formada por gases e poeira cósmica que em algum momento começou a se contrair acumulando matéria e energia dando assim origem ao Sol.
2. Planetas do Sistema Solar
Oito planetas orbitam em torno do Sol: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Podemos classificar os planetas como sólidos ou gasosos, ou, mais especificamente, de acordo com suas características físico-químicas, como os planetas mais próximos do Sol sendo sólidos e densos, mas de insignificante massa; e os planetas mais distantes sendo gasosos massivos de baixa densidade.
Desde a sua descoberta em 1930 até 2006 Plutão foi considerado como o nono planeta do Sistema Solar. Porém em 2006, a União Astronómica Internacional criou a classificação de planeta anão. Actualmente, o Sistema Solar possui cinco planetas anões: Plutão, Eris, Haumea, Makemake, e Ceres. Todos são plutoides, com excepção de Ceres, localizado no cinturão de asteróides.
As massas de todos estes objectos constituem em conjunto apenas uma pequena porção da massa total do Sistema Solar (0,14%), com o Sol concentrando a maior parte da massa total do Sistema Solar (99,86%).