Medicina Forense Resumo Prova Final
1. Instrumentos perfuro-contundentes
O projétil, quando lançado, passa, de forma bem justa, pelas raias da arma de fogo, o que faz com que ele saia girando, mais de 7000 rotações por minuto. Assim, o projétil sai muito quente e atinge o alvo ainda girando e de forma violenta.
O projétil atinge o alvo pelo orifício de entrada, faz um trajeto dentro do corpo atingido e sai pelo orifício de saída. A trajetória é o caminho do projétil até atingir o alvo (é externo)
BASE FLANCO OGIVA
CALIBRE: POTÊNCIA DA ARMA
Características do orifício de entrada:
Há determinadas condições modificadoras que alteram a forma do orifício de entrada. São elas:
- Direção:
a) se atingir de forma perpendicular ao alvo, a forma é circular.
b) Se atingir de forma oblíqua o alvo, a forma é oval. Mas, se inclinar muito a arma, não haverá orifício, apenas uma escoriação alongada (tiro de raspão).
- Distância:
a) muito próximo do alvo: as bordas são totalmente desiguais, porque a explosão do tiro também atinge o alvo (provoca queimaduras)
b) à distância: a forma é oval e as bordas demonstram que o projétil entrou girando.
Pode ocorrer do projétil ser lançado e, após uma certa distância, perder a sua força. Ocorre a curva balística, em que o projétil pára de girar em seu próprio eixo e acerta o alvo de lado.
- Condições do Projétil:
a) deformado: a lesão é amorfa (completamente deformada); por, exemplo, se o projétil atinge o chão, e ocorre o ricochete (rebate a bala no chão e atinge alguém)
Também há diferenças quanto às dimensões do orifício:
a) comparando-se com o tamanho do projétil, o orifício de entrada é menor.
b) o orifício de saída é deformado, maior que o de entrada e arrebenta a pele para fora.
EXCEÇÃO: Se o tiro for proferido de forma encostada na pessoa, o orifício de entrada é maior que o de saída, porque a explosão atinge o alvo.
Orlas: são produzidas pelo próprio projétil: se há orifício, há orla.