atividade psicomotora
PEDAGOGIA
Edicleia Ferreira da silva 2/A Matutinos
Fernanda Teodósio
Kelly Cristina
Maria Paula Silva Lima Almeida
Raquel Damasceno Braga
Veronica Ferreira Gonçalves
Prof.ª orientadora Luciene Diniz
Atividade Psicomotora
SÃO PAULO
2014
UNICID-UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
PEDAGOGIA
Edicleia Ferreira da Silva 2/A Matutinos
Fernanda Teodósio
Kelly Cristina
Maria Paula Silva Lima Almeida
Raquel Damasceno Braga
Veronica Ferreira Gonçalves
Prof.ª orientadora Luciene Diniz
Atividade Psicomotora
“é de grande importância à educação pelo movimento no processo escolar, uma vez que seu objetivo central é contribuir para o desenvolvimento motor da criança o qual auxiliará na evolução de sua personalidade e no seu sucesso escolar” Le Boulch (1987).
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
Psicomotricidade e a ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir como o outro, com os objetos e consigo mesmo. Esta relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânica. (S. B.P 1999)
Podemos observar que a psicomotricidade, é um termo aplicado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é decorrente de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
A psicomotricidade no Brasil segue os passos da escola francesa. Por meio dessa influência surge a partir da década de 70, o desenvolvimento da criança com o ato de aprender com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, buscando a formação integral do aluno. Com isso, Le Boulch acentua a importância da psicomotricidade ser trabalhada na escola nas séries iniciais:
“A educação psicomotora deve ser considera como uma educação de base na escola primária. Ela condiciona todos os aprendizados