IDEB avaliar e planejar
PEDAGOGIA
kariny ketty giacomin baldi trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Linhares
2013
kariny ketty giacomin baldi trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação, Fundamentos da Gestão Educacional, Políticas Públicas da Educação Básica e Seminário III, Metodologia da Pesquisa Científica .
Profs. Raquel Franco, Cyntia Simoni França, Samira Kfouri, Vilze Vidotti, e Okçana Batini, Melina Klaus.
Tutora eletrônica: Rachel dos Santos Liberato.
Tutor(a) de sala: Maria da Conceição de Jesus.
Linhares
2013
Introdução
Esta escrita visa ir ao encontro do tema que se intitula “O IDEB nas escolas públicas”. Decorre de uma pesquisa desenvolvida em duas escolas, sendo uma municipal por nome de, Escola Municipal de Ensinos Fundamentais Jeronimo Monteiro, e uma estadual, Escola Estadual Bartouvino Costa, que teve como base a analise através de quetionários feitos a duas pedagogas, brasileiras, casadas, do sexo feminino, idades de 41 anos e 49 anos, natural de Linhares ES, e residente em Linhares ES.
Na década dos anos 90 a partir do governo de Fernando Henrrique Cardoso, houve implantações de mudanças legais que foram definitivas para o fortalecimento do sistema nacinal de avaliação e a promulgação da LDB nº 9394/96.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), foi criado em 2007 pelo INEP, é a combinação de dois fatores que interferem na qualidade da educação com notas de 0 (zero) a 10 (dez), sendo um indicador de fluxo de ( taxas de aprovação, reprovação e evasão), medidos pelo senso escolar em exames de desempenhos padronizados como o SAEB e PROVA BRASIL, desenvolvidas pelo INEP/MEC. Os estudantes respondem a questões de lingua portuguesa