Avaliação do sistema educacional
Avaliação do Sistema Educacional (Ideb, Saeb e Prova Brasil)
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil são avaliações desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, tem por objetivo avaliar o ensino oferecido pelo sistema educacional através de testes e questionários socioeconômicos.
Os testes são aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes tem entre 10 e 14 anos e respondem a questões de língua portuguesa, e matemática. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Os professores e diretores também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e condições de trabalho.
É através dessas informações que o Saeb e a Prova Brasil proporcionam, que o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem determinar ações voltadas ao desenvolvimento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, identificando regiões com maior debilidade e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para essas áreas.
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para melhorias no ensino. Utiliza as médias de desempenho da Prova Brasil para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para estados e o país. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo de alcançar 6 pontos até 2022, média que corresponde aos países desenvolvidos.
Os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implantadas pelo governo. No caso da Prova Brasil pode também ser observado o desempenho específico de cada