AVALIAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL: EDEP, SAEB E PROVA BRASIL

350 palavras 2 páginas
AVALIAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL: EDEP, SAEB E PROVA BRASIL

AVALIAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL
É a avaliação do processo ensino-aprendizagem, dentro de uma pedagogia mais atual e critica, não se resumindo apenas na atribuição de notas, mas também na preocupação em verificar se os alunos estão atingindo os objetivos previstos nesse processo.
O principal desafio é definir estratégias de uso dos resultados para melhorar a sala de aula e a formação dos professores, de modo a atingir padrões de qualidade compatíveis com as novas exigências da sociedade do conhecimento.

IDEB
O índice de desenvolvimento da educação básica foi criado em 2007, por um órgão do Ministério da Educação (MEC), serve como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação da população, sendo calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar ( Censo Escolar) e as médias de desempenho ( SAEB-Estados/Prova Brasil – Municípios), aplicado a cada dois anos.

SAEB
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, foi criado em 1990 pelo INEP, é uma avalição de desempenho acadêmico e de fatores associados ao rendimento escolar, aplicada em escolas e alunos de 4º a 8º séries do ensino fundamental e de 3º série do ensino médio, de todos os Estados e no Distrito Federal do Brasil, aplicado a cada dois anos.

PROVA BRASIL
Criada em 2005 pelo INEP e MEC, oferece a todas as escolas públicas brasileiras, uma avaliação mais detalhada do seu empenho, em complemento à avaliação já feita pelo SAEB, avaliando todos os alunos da 4º a 8º séries do ensino fundamental, com foco em língua portuguesa e matemática. Uma vez que a metodologia da Prova Brasil e do SAEB é a mesmo, elas passam a serem operacionalizada em conjunto.
Os resultados são comparativos e permitem que a escola identifique suas potencialidades e fragilidades em relação ao desempenho do seu município, estado ou em relação ao pais.

Relacionados

  • Apostilapedagogica2011
    285611 palavras | 1143 páginas