trabalho academicos
PEDAGOGIA
ana mayara dos santos silva
índice de desevolvimento da educação (ideb)
Feira de Santana
2013
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina politicas publicas na educação básica; Currículo escolar e as tecnologias em educação; metodologia da pesquisa cientifica; fundamentos de gestão educacional; seminário III.
Prof.: Cyntia simioni França; Melina Klaus; Okçama battine; Vilze Vidotti; Samira ;
Feira de Santana 2013
1. Introdução
.
No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) traçou metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até 2022. O indicador utilizado é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Este indicador mede a qualidade da educação, a partir deste instrumento foi facilitado o entendimento de todos e estabelecido numa escala que vai de zero a dez (BRASIL, 2012).
O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no Ideb (BRASIL, 2012).
Portanto, o Índice de