Etapas
O plano da Autoridad de Canal do Panamá - ACP para executar a obra de expansão da capacidade do Canal do Panamá, composto pela a construção de um terceiro conjunto de novas eclusas, aprofundamento e alargamento do canal de navegação do Lago Gatún, assim como elevação de seu nível máximo, é composto de diversas fases.
As fases de construção incluem:
• A construção simultânea das 2 novas eclusas assim como as bacias de reutilização das águas
• As escavações a seco dos novos canais de acesso às eclusas
• A dragagem dos novos acessos às eclusas assim como do aprofundamento do canal de navegação do Lago Gatún e também os novos acessos aos oceanos Atlântico e Pacífico.
A programação das obras de ampliação do Canal do Panamá feita em 2006 pela ACP – Autoridad de Canal de Panamá prévia 8 anos para a realização dos projetos e obras. As construções das novas eclusas foram previstas para serem iniciadas em 2008 após os projetos executivos estarem concluídos com a duração prevista de 6 anos.
As escavações a seco e os trabalhos de dragagem foram previstos para começarem em 2007 e irão requerer aproximadamente de 7 a 8 anos para serem concluídos.
Durante a segunda metade do período de construção, durante o ano de 2011, quando o novo nível máximo do Lago Gatún será atingido, serão necessários os ajustes operacionais das eclusas existentes assim como dos equipamentos do Canal do Panamá localizados ao longo do referido lago. Esses procedimentos deverão ser realizados durante 4 anos aproximadamente.
Como o projeto de ampliação do Canal do Panamá é composto por múltiplos componentes, muitos deles foram antecipados para a fase de pré-construção assim como outros serão realizados em etapas posteriores. A dragagem, por exemplo, que foi e está sendo realizada pela própria ACP teve início logo após a aprovação do projeto, enquanto outras atividades como a mobilização, equipamentos, disponibilização de materiais, preparação dos locais de escavação foram