ETANOL Slides Trabalho
ETANOL
No Brasil, o uso de cana-de-açúcar para produção de álcool é muito bem-sucedido.
Outras matérias-primas devem ser consideradas, como para possibilitar a produção em regiões sem vocação agrícola para aquela cultura, para inclusão de pequenos produtores usando materiais amiláceos (fontes de amido – carboidratos) como mandioca e batata-doce, ou com a utilização de materiais lignocelulósicos (macromoléculas orgânicas complexas constituídas muitas vezes de pectinas, ligninas, hemicelulose e celuloses).
O álcool etílico (etanol) é caracterizado como um líquido incolor, de odor ardente,
Inflamável, e muito higroscópico
( a propriedade que certos materiais possuem de absorver água.). No estado desidratado é solúvel em diversas substâncias orgânicas ou minerais, como ésteres, carburantes e cetonas. Sua solubilidade diminui com o aumento da presença de água. Em uma mistura com água, o álcool tem ponto de congelamento mais baixo do que a mesma.
As propriedades do etanol como combustível levaram ao desenvolvimento de motores a álcool e motores para a mistura álcool-gasolina no Brasil. Até 1988, os desenvolvimentos foram realizados pela indústria automobilística (GM,
Ford, Volskwagen, Fiat) para sistemas carburados; atualmente, encontram-se disponíveis para todos os motores sistemas com injeção eletrônica, e mais recentemente, bicombustíveis.
O álcool anidro e o álcool hidratado O anidro possui menos água em sua composição, sendo mais adequado para a mistura carburante com a gasolina.
O álcool hidratado é adequado para os veículos movidos exclusivamente à álcool ou aos bicombustíveis.
O Programa Nacional do Álcool.
Proálcool
Citaremos apenas três.
A Comissão Nacional do Álcool (Cenal), em meados dos anos 70, elencou os cinco objetivos básicos do
Proálcool:
1) Economia de divisas mediante a redução da importação do petróleo para a produção da gasolina e de matérias-primas.
2) Crescimento da