Aplicações de um Eng. Químico na área de Biocombustíveis
APLICAÇÕES DE UM ENGENHEIRO QUÍMICO NA ÁREA DE BIOCOMBUSTÍVEIS
Ser um engenheiro químico e aplicar nossos conhecimentos no mercado ou na indústria requer bastante disciplina, pesquisa e motivação para que nossas ideias e objetivos sejam alcançados. Um desses objetivos seria a aplicação e produção do biocombustível nesse cenário.
Um engenheiro químico nessa área de biocombustível, precisa de muito conhecimento, principalmente o pesquisador, ele tem que estudar sempre no desenvolvimento de biocombustíveis. Biocombustíveis de segunda geração.(aqueles combustíveis que são formados a partir de rejeitos de biomassa) Por exemplo, o bagaço da cana, a palha da cana, a casca de arroz, tudo isso vai ser gaseificado e usado para fazer um novo combustível, que é um novo biodiesel.
O papel do engenheiro químico nessa área é criar, realizar, desenvolver-se sustentavelmente.
Áreas de atuação
Desenvolvimento
Meio ambiente
Processo industrial
Projetos
Comercialização
Consultoria
Desenvolvimento de equipamentos
Exploração do petróleo e derivados
Procura de reservatórios
Transporte e distribuição
Segundo slide:
Mercado de Trabalho
"O mercado não se resume a açúcar e álcool. Muitas empresas têm se destacado na área de biogás e biodiesel, além dos biocombustíveis sólidos, como carvão vegetal (o Brasil é o maior produtor e o maior consumidor mundial de carvão vegetal)."
O mercado de trabalho está em franca expansão. A matriz energética brasileira é composta de 46% de fontes renováveis (a média mundial é de 13%). Isso dá ao país uma posição de destaque mundial. O Brasil é pioneiro no estudo do biocombustível e líder global na produção de álcool etílico (ou etanol).
"A demanda é muito alta e faltam profissionais para atender ao mercado com qualidade."
O Tecnólogo em Biocombustíveis atua na área da produção, consumo, distribuição, pesquisa, desenvolvimento e aplicações de biocombustíveis.
Há procura para