Plástico Verde
1 INTRODUÇÃO 7
2 JUSTIFICATIVA 8
3 OBJETIVOS 9
3.1 OBJETIVO GERAL 9
3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 9
4 METODOLOGIA 10
5 REFERENCIAL TEÓRICO 11
6 RESUTADOS ESPERADOS 12
7 CRONOGRAMA 13
8 REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
O plástico verde é fabricado a partir do etanol da cana de açúcar, e 100% baseado em matéria prima renovável. Ele se destaca devido a sua grande contribuição à preservação da atmosfera, reduzindo consideravelmente na emissão do CO2, que é dos gases mais prejudiciais à camada de ozônio. Para cada tonelada de plástico verde produzido, são capturadas e fixadas 2,5 toneladas de CO2. Além dos aspectos ambientais, o plástico verde possui propriedades idênticas às do plástico tradicional e tem aplicação em mercados como o automobilístico, indústria de brinquedos, embalagens para alimentos e produtos de higiene, entre outras.
A Braskem anunciou a produção do primeiro polietileno a partir do etanol de cana-de-açúcar certificado mundialmente, utilizando tecnologia competitiva desenvolvida no Centro de Tecnologia e Inovação da empresa. A certificação foi feita por um dos principais laboratórios internacionais, o Beta Analytic, atestando que o produto contém 100% de matéria-prima renovável.
2 JUSTIFICATIVA
Apesar do processo convencional (que utiliza petróleo como matéria prima principal) ainda ser dominante na produção dos plásticos, faz-se cada vez mais necessária a substituição de fontes não renováveis, como o petróleo, por fontes alternativas renováveis.
Essa necessidade ocorre, devido ao agravamento dos problemas ambientais, sobretudo, a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, o que possibilita um aumento gradativo dos desastres ambientais (derretimentos das calotas polares, queimadas...).
A cadeia na qual o polietileno verde é produzido permite uma maior redução dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera em comparação a outros polímeros, a termodinâmica indica as