imagem pessoal e postura profissional
A constante evolução tecnológica, da ciência e da sociedade levaram a que as empresas e o homem adaptassem os seus hábitos e imagem perante o público-alvo, não é suficiente que um profissional tenha uma vasta competência e seja eficiente. Foi neste sentido que emergiu a importância da imagem pessoal no ambiente de trabalho. Nos dias de hoje em que a sociedade se torna cada vez mais visual, a imagem, a postura pessoal e profissional, torna-se essencial em todas as áreas de trabalho.
Desenvolvimento
A construção de uma boa imagem pessoal e profissional está inerentemente relacionada com dois conceitos básicos: a dualidade e a credibilidade. A dualidade significa que as pessoas têm ou não uma boa imagem. É construída num processo, não pode ser imposta, sendo obtida como resultado cumulativo de interações. É composta por comportamentos, hábitos, posturas, ética, conhecimentos, habilidades e competência. A credibilidade significa que uma boa imagem pessoal passa por transmitir confiança ao cliente, a qual se vai mantendo ao longo do tempo, e que vem da consistência dos resultados com a satisfação do cliente. Esta imagem pessoal e profissional é tanto mais importante, quanto maior for o contato direto com clientes, por exemplo em atividades de atendimento ao público.
De fato, a imagem pode ser considerada como a base de uma pirâmide em que o objetivo é claramente atingir o seu ponto mais alto. A imagem representa também a personalidade, o caráter e a postura de determinado indivíduo face a qualquer aspecto do cotidiano. É através dela que nos damos a conhecer e somos conhecidos; no fundo, é a marca que deixamos nas pessoas, que diz quanto valemos e a força que temos para realizar tudo a que nos propormos. A nossa Imagem Pessoal é, então, construída normalmente em três momentos distintos:
A Primeira Impressão, que é formada nos três primeiros segundos;
A Imagem Inicial, que é formada nos primeiros contatos;
A Imagem propriamente dita, que é