educação
Sirlei da Silva Felisberto Conceição
Profª Adriana Prá
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED-9501)
08/07/2010.
RESUMO
A linguagem tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.
Palavras-chaves: Linguagem; Participação social; Cidadãos.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho tem como principal objetivo conhecer a função social da disciplina de Língua Portuguesa na educação. Em busca deste objetivo, fez-se necessário entrevistar uma professora das séries iniciais e analisar o currículo desta disciplina, buscando neste sentido, compreender a sua função social.
O currículo da disciplina de Língua Portuguesa será apresentado no trabalho, bem como as reflexões apresentadas pela professora mediante os questionamentos feitos pela acadêmica.
2 LÍNGUA PORTUGUESA
O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. É com essa perspectiva que o documento de Língua Portuguesa está organizado, de modo a servir de referência, de fonte de consulta e de objeto para reflexão e debate.
A primeira parte faz uma breve apresentação da área e define as linhas gerais da proposta. Aborda questões relativas à natureza e às características da área, suas implicações para a aprendizagem e seus desdobramentos no ensino. Apresenta os objetivos gerais de Língua