Phonebloks
Conectados a uma base, blocos de componentes podem ser trocados como peças de LEGO. Chegou a hora de apenas substituir processadores e baterias estragados em vez de jogar o mobile todo no lixo?
A maioria dos dispositivos eletrônicos já nasce obsoleta. Significa dizer que, apesar de vermos anúncios constantes de tablets ou smartphones que prometem “revolucionar o mercado”, o esperado próximo estágio inaugurado pelas tantas tecnologias já foi alcançado. Isto é: a longevidade dos dispositivos (dos mobiles, em especial) e suas configurações de software e hardware deixam de ser referência em menos de ano atualmente.
Pensando nisso, o designer Dave Hakkens, famoso por criar vídeos sobre máquinas capazes de trabalhar, por exemplo, apenas com a força do vento para extrair óleo de nozes, trouxe uma ideia realmente revolucionária à tona: e se for possível criar um smartphone montável, em que a simples troca de determinados componentes pode garantir a sobrevivência dele por anos a fio?
“Geralmente jogamos fora o aparelho todo quando apenas uma das peças estraga”, pode-se ouvir durante a explicação do conceito demonstrado pelo clipe acima. Isso faz com que toneladas de lixo se acumulem mundo afora – “e nossos celulares são uma das principais causas”, critica Hakkens.
Blocos intercambiáveis foram a grande sacada do designer (Fonte da imagem: Reprodução/Dave Hakkens)
Então, o que fazer? Recorra às suas nostálgicas lembranças: ao montar naves espaciais à base de LEGO, nenhuma falha técnica era capaz de impedir o seu voo quarto adentro. Bastava substituir a asa por outra peça e pronto. Pois esse é basicamente o conceito por trás de Phonebloks, um smartphone montável capaz não apenas de ter seus blocos de bateria, de processador ou de memória trocados.
Customização
“Se você é um amante da fotografia, por que não otimizar suas lentes? Ou se todos os seus dados ficam armazenados em nuvem, por que não