GEMULAÇÃO
Vamos começar por fazer uma breve introdução sobre os dois tipos de reprodução
Então,o que é a reprodução ?
A reprodução é a capacidade dos seres vivos de formar descêndencia portadora da sua informação genética, revela-se extremamente importante no que diz respeito à prepetuação das espécies e à transmissão da informação genética de geração em geração.
Posto isto, a reprodução classifica-se em dois tipos distintos, de acordo com as características de cada um: reprodução assexuada e reprodução sexuada.
A reprodução sexuada é o processo que envolve fusão de gâmetas (fecundação) de indivíduos da mesma espécie (tendo assim por base a divisão celular por meiose), originando um ou mais organismos geneticamente diferentes. Este tipo de reprodução apresenta como grande vantagem o aumento da variebilidade genética e, assim sendo, os descendentes revelam-se índivíduos com maior capacidade de adaptação a diferentes condições (climatéricas, etc.), favorecendo assim a evolução das espécies.
Contudo, este é um processo lento e, para tornar este tipo de reprodução viável e possível, é necessário que os indivíduos dispendam de uma grande quantidade de energia, quer na formação de gametas, quer na procura de parceiro. O processo base da reprodução sexuada é a meiose, estando envolvida que na formação de gâmetas, de esporos ou na divisão do zigoto.
A reprodução assexuada é o tipo de reprodução em que não existe fusão de material genético, ou seja, em que só existe um projenitor, do qual descende um organismo geneticamente muito semelhante ou igual. Posto isto, esta não envolve gâmetas nem fecundação, tendo assim por base a divisão celular por mitose. Este tipo de reprodução apresenta como grande vantagem o baixo