Relatório sobre gemulação
-----------------------
Escola Secundária de Camilo Castelo Branco
Biologia e Geologia – 11º ano
João Martins
ALA CONCEPTUAL
ALA METODOLÓGICA
CONCLUSÃO:
Conclui-se que, num meio adequado (no qual seja possível dar-se fermentação alcoólica de glicose para obtenção de energia), as leveduras se reproduzem assexualmente, por gemulação, processo que é observável ao MOC. Da célula-mãe desenvolve-se uma protuberância que depois de separa, formando uma célula-filha independente. A célula-mãe mantém a sua identidade genética e a descendência é geneticamente igual ao progenitor (foram envolvidos processos mitóticos).
Quais as estratégias reprodutoras das leveduras e é possível observá-las ao moc?
TEORIA:
Teoria da reprodução assexuada
PRINCÍPIOS TEÓRICOS: ▪ Nas cápsulas de Ultra-Levure existem leveduras liofilizadas Saccharomyces boulardii. ▪ As leveduras são fungos unicelulares que se reproduzem por gemulação. ▪ A gemulação é um processo de reprodução assexuada no qual se formam gomos/gemas a partir do ser original, que se desenvolvem e separam originando novos seres. ▪ A mitose é o processo de divisão celular que está na base da reprodução assexuada. ▪ Na reprodução assexuada, formam-se novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem haver fecundação e sendo os descendentes geneticamente iguais ao progenitor. ▪ A gemulação é um processo que requere energia. ▪ As leveduras podem obter energia através da fermentação alcoólica, utilizando glicose. ▪ A fermentação alcoólica das leveduras é mais eficaz a determinadas temperaturas.
INTERPRETAÇÃO:
Na atividade prática foram utilizadas leveduras (fungos unicelulares) para se descobrir como estas se reproduzem. Antes de se montar a preparação com leveduras, foi necessário adicioná-las (utilizando-se uma cápsula Ultra-Levure) a uma solução com glicose. Isto deve-se ao facto de as reações da gemulação serem endoenergéticas, ou seja, necessitam de energia para se efetuarem.