Reprodução
Observação de gemulação em leveduras e de esporângios de um fungo
14-11-2013
Imagem – Reprodução Assexuada ( Fragmentação )
Introdução:
A reprodução é uma característica fundamental dos seres vivos que permite a formação de novos indivíduos, através da divisão celular.
Existe uma grande diversidade de mecanismos reprodutores, que podem ser classificados em dois grandes grupos: a reprodução assexuada (o que pretendemos observar nesta atividade experimental) e a reprodução sexuada.
A reprodução assexuada ocorre quando o individuo da origem a outros sem ocorrer fecundação, isto é, sem a união de duas células especializadas, gâmetas. Nesta reprodução os seres resultantes são geneticamente idênticos ao progenitor e denominam-se de clones. Este processo de reprodução, ainda que seja mais comum em seres unicelulares, verifica-se, também, em seres pluricelulares, incluindo plantas e animais.
Nesta reprodução existem vários tipos de estratégias reprodutoras, tais como: Gemulação e Esporulação (observados nesta atividade prática), Bipartição, Fragmentação, Divisão múltipla, Partenogénese, Multiplicação vegetativa (multiplicação vegetativa artificial e natural). A gemulação ou gemiparidade, consiste na formação de uma dilatação denominada de gomo ou gema de um indivíduo ou na superfície de uma célula, na separação do gomo da origem a um novo individuo, normalmente com tamanho inferior ao do progenitor.
Já a esporulação consiste na formação de células especiais denominadas esporos, que originam novos seres vivos. Os esporos são formados em estruturas especiais, denominadas por esporângios, e possuem uma camada protetora muito espessa.
O objetivo desta atividade experimental é visualizar, através do MOC (microscópio ótico composto) e da lupa binocular, dois processos de reprodução assexuada: a esporulação no bolor do pão, e a gemulação nas leveduras, pretendendo compará-los. As