Biomassa
Slide 1 – MAYKE
Slide 2 – MAYKE
Slide 3- MAYKE - A biomassa sólida tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os resíduos das florestas e a fração biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.
A biomassa líquida existe em uma série de bicombustíveis líquidos com potencial de utilização, todos com origem nas chamadas “culturas energéticas”. São exemplos o biodiesel, obtido a partir de óleos de colza ou girassol; o etanol, produzido com a fermentação de hidratos de carbono (açúcar, amido, celulose); e o metanol, gerado pela síntese do gás natural.
A biomassa gasosa é encontrada nos efluentes agropecuários provenientes da agroindústria e do meio urbano. É achada também nos aterros de RSU (resíduos sólidos urbanos). Estes resíduos são resultado da degradação biológica anaeróbia da matéria orgânica, e são constituídos por uma mistura de metano e gás carbónico. Esses materiais são submetidos à combustão para a geração de energia.
SLIDE 4 – MAYKE
SLIDE 5 – MAYARA –
- Energia renovável;
- Redução nos níveis de emissões de CO2;
- Reciclagem de nutrientes;
- Fixação e geração de empregos nas regiões rurais: como a maior parte da biomassa é produzida em zona rural, isso faz com que haja uma fixação e geração de empregos nessas regiões, principalmente para pessoas com baixa escolaridade, evitando o deslocamento para áreas urbanas e possível ingresso a marginalidade posteriormente.
- Pode contribuir para o desenvolvimento social da região: em países pobres, como os do continente africano e América latina, a produção de biomassa sustentável pode contribuir para o desenvolvimento social da região com a geração de renda para as populações locais.
- Independência energética: umas das vantagens econômicas da biomassa, principalmente para países em desenvolvimento, baseiam-se no fato, de ser uma fonte de energia produzida regionalmente, portanto colabora para independência energética.
-