Biomassa
Podemos dizer que biomassa é toda matéria orgânica que é utilizada para gerar energia, esta energia pode ser chamada de energia limpa, pois não emite gases nocivos na atmosfera. A utilização da biomassa apresenta inúmeras vantagens, dentre essas vantagens podemos citar o baixo custo, o fato de esta ser renovável, permitindo assim o reaproveitamento de resíduos e também por ser bem menos poluente que outras formas de geração de energia como, por exemplo, o carvão e o petróleo.
A biomassa tem outro ponto de vista além da geração de energia, sendo este da ecologia, o qual define biomassa como a meteria viva existente em um ecossistema ou então em uma população animal ou vegetal.
Sendo o foco biotecnológico a geração de energia, uma das formas mais comuns de transformar biomassa em energia é através da combustão de matéria orgânica. Apesar de aparentar ser poluente por liberar dióxido de carbono na atmosfera, a combustão de biomassa apenas faz um balanço de emissão de CO², afinal os compostos já haviam sido absorvidos anteriormente pelas plantas, que por sua vez se tornam a matéria orgânica que dá origem ao combustível, tornando assim a emissão de certa forma nula.
Hoje a produção de energia através de biomassa, está cada vez mais presente entre as alternativas de geração de energia, afinal são inúmeras as possibilidades de matéria a serem utilizados, com o avanço tecnológico, os processos vem sendo aprimorados, e a utilização da matéria maximizada,
Mesmo sendo uma forma mais limpa de energia, a biomassa também requer cuidados para que não haja danos ao meio ambiente. Se utilizado em grande escala e esta for feita de forma irregular ou sem consciência os impactos podem ser grandes como a destruição da fauna e da flora, contaminação do solo e também de mananciais de água.
Dentre as matérias, as mais utilizadas para obtenção de biomassa temos:
- Lenha: muito utilizada para produzir energia por biomassa, pode se dizer que é forma mais antiga de energia