Biomassa
ELÉTRICA COM BIOMASSA
Felipe Neu, Henrique Krum, Leonardo Dias e
Tales Lemes
INTRODUÇÃO
Energia que é gerada por meio da decomposição de materiais orgânicos.
É uma das fontes de energia com maior potencial.
A energia de biomassa é renovável, e garante o fornecimento de energia e também auxilia na diminuição do CO2 na atmosfera. Além disso, há uma utilização do lixo na produção, diminuindo a quantidade de dejetos nos aterros.
A bioenergia pode ser convertida em três produtos: eletricidade, calor e combustíveis.
TIPOS DE BIOMASSA
LENHA
Possui grande importância na Matriz Energética Brasileira, participando com cerca de 10% da produção de energia primária.
Pode ser de origem nativa ou de reflorestamento.
A mata nativa sempre foi uma fonte de lenha, que parecia inesgotável, porem a forma devastadora com que ela foi explorada deixou o país em situação crítica
A substituição da lenha de mata nativa por lenha de reflorestamento vem crescendo a cada ano.
O uso da madeira para energia engloba diminuir a dependência energética externa e uma maior segurança quanto ao suprimento da demanda. Além do mais, graças ao seu alto potencial renovável e produtivo pode expressar uma matriz energética ambientalmente mais saudável e socialmente mais justa.
TIPOS DE BIOMASSA
CARVÃO VEGETAL
É obtido pela queima da madeira em fornos especiais, feitos de alvenaria.
O Brasil é o maior produtor mundial desse insumo energético, atendendo cerca de um quarto de toda energia consumida nos altos fornos brasileiros.
É importante notar que o rendimento em massa do carvão vegetal em relação a lenha seca enfornada é de aproximadamente 25% nos fornos de alvenaria.
A desvantagem da produção do carvão vegetal no Brasil está na questão da origem da madeira: usualmente, utilizam as nativas, causando um grande dano ambiental.
TIPOS DE BIOMASSA
ÓLEOS VEGETAIS
Dentro dos tecidos existentes nas folhas, caule ou até sementes de
alguns