Biomassa
Robson Siqueira Alberti
Energia de Biomassa
Fonte de energia renovável
GUARAPUAVA
2013
Robson Siqueira Alberti
Energia da Biomassa
Trabalho de Geração de Energia, apresentado a Faculdade Guarapuava, Curso de Engenharia, 2B, como requisito parcial de nota do 5º bimestre.
Professora: Marcel
GUARAPUAVA
2013
ENERGIA DA BIOMASSA O nome biomassa revela seu significado: material biológico Mas o que exatamente é biomassa? Como ela é usada? E qual a probabilidade de que ela substitua o petróleo, o gás natural e o carvão dos quais somos todos tão dependentes? A forma mais antiga conhecida produziu gás a partir de materiais orgânicos (destilação seca) aquecimento do combustível isenta de oxigênio. O gás foi usado para iluminar londres em 1812. Outro método de gaseificação foi projetado por Bishoff em 1839 depois modificado por Siemens em 1857, foi utilizado por 100 anos. Um dos problemas era a produção do alcatrão, para contornar foi introduzido na zona de reação produtos que promoviam o craqueamento do alcatrão. Por volta no início da 1a Guerra Mundial gaseifica-se carvão e turfa devido a grande quantidade destes produtos e a qualidade requerida dos mesmos.
Onde não havia tais produtos, as instalações foram adaptadas para a gaseificação da biomassa. Durante a 2a Guerra Mundial devido a dificuldade de obter-se combustíveis derivados do petróleo popularizou-se os pequenos gaseificadores móveis chamados de gosogênios. No mundo chegaram a ser usador aproximadamente em 1 milhão de veículos estes gasogênios no final da 2a Guerra Mundial. No Brasil cerca de 20 mil veículos usaram os gasogênios. Estes veículos utilizavam pedaços de madeira, turfa e antracito como combustível. Com a volta do suprimento barato de petróleo esta tecnologia foi abandonada. Com a crise do petróleo entre