Resenha do livro Assédio Moral no Trabalho
Indiscutivelmente, o assédio moral é um dos temas de grande interesse na atualidade e, como tal, sujeito à influência de modismos. O livro, então, cumpre um papel importante de esclarecer dúvidas conceituais e oferecer informações relevantes para estudantes, trabalhadores, docentes e pesquisadores interessados no assunto.
O livro está organizado em seis capítulos, de modo que consegue oferecer uma visão ampla dos aspectos sociológicos, organizacionais, legais e psicológicos implicados nesse fenômeno. Essa amplitude de abordagem é bem sucedida pelo fato de os três autores advirem de áreas de conhecimento afins, mas diversificadas, o que dá riqueza e consistência ao texto.
O primeiro capítulo faz uma breve retrospectiva do século XX, ressaltando os avanços extraordinários alcançados em todos os campos do conhecimento. Destaca a disputa internacional entre dois sistemas de produção, sob a qual o mundo girou durante grande parte das décadas do século passado, a disponibilidade crescente de bens materiais, o início das privatizações e o enfraquecimento dos valores coletivos e vínculos sociais a favor do individualismo e da competitividade no mundo do trabalho. A tese central é de que o século XXI é marcado por uma violência que acompanha o progresso social e econômico. O trabalho entra em uma nova crise, pois o crescimento da produção