teorias sociologicas
Analisando a burocracia estatal, Marx afirma que o Estado pode estar acima da luta de classes, separado da sociedade, como se fosse autonomo. É nesse sentido que pode haver um poder que não seja exercido diretamente pela burguesia. Mesmo dessa forma, o Estado continua criando as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas, principalmente o trabalho assalariado e a propriedade privada.
Para karl marx o Estado é, portanto, uma organização cujos interesses são os da classe dominante na sociedade capitalista: a burguesia. émile Ao analisar a questão da politica e do Estado, Durkheim teve como referencia fundamental a sociedade francesa de seu tempo. Como sempre esteve preocupado com a coesão social, inseriu-a de forma clara na questão. Para ele, o Estado é fundamental numa sociedade que fica cada dia maior e mais complexa, devendo estar acima das organizações comunitarias.
Para Durkheim, na relação entre o Estado e os individuos, é importante saber como os governos se comunicam com os cidadãos, para que estes acompanhem as ações do governo. A intermediação deve ser feita por canais como os jornais e a educação civica ou pelos órgãos secundarios que estabelecem a ponte entre governantes e governados, principalmente os grupos profissionais organizados, que são a base da representação politica e da organização social. Quando se refere aos sistemas eleitorais, Durkheim critica os aspectos numericos do que se entende por democracia.
Para Durkheim, portanto, o Estado