Biomassa
A biomassa refere-se a energia obtida de matéria orgânica (animal e vegetal), permitindo o reaproveitamento de resíduos sólidos urbanos, resíduos vegetais ou agrícolas, sendo um recurso renovável e menos poluente. Uma forma de aproveitamento da biomassa pode ser a maneira direta, como a combustão (fornos e caldeiras), onde será queimada para produzir o vapor que ira movimentar as turbinas e geradores, produzindo eletricidade. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar as várias formas de fontes de energia provenientes da biomassa e procurar detalhar os resíduos no qual poluem nosso meio ambiente e que possam substituídos por combustíveis fósseis e não renováveis pela biomassa. Desta forma podem-se apresentar soluções para preservação do meio ambiente e na intenção de incentivar as pessoas que uma simples ação estará ajudando, começando em casa não jogando óleo pela pia, pois contaminam as águas e sim guardando em garrafas de óleo para serem analisadas e reutilizadas como combustível no caso da biomassa.
1. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
O trabalho esta organizado da seguinte forma: No capitulo 1 é relatado a origem da biomassa, bem como seu objetivo. No capitulo 2 foram apresentados de onde provem a biomassa, tais como resíduos animais, resíduos vegetais e resíduos sólidos urbanos. No capitulo 3 são apresentados os processos de conversão, assim como combustão direta, gaseificação, pirólise, digestão anaeróbica, transesterificação e fermentação. No capitulo 4 são descritos os energéticos Etanol, Metanol, Biogás, Biodiesel e Gás comburente. No capitulo 5 é mostrado as vantagens e desvantagens desta fonte de energia. No sexto e último capitulo é a contribuição da biomassa para o meio ambiente.
2 BIOMASSA
A biomassa é proveniente de matéria orgânica (de origem animal e vegetal) utilizada na produção de energia, sua fonte é renovável e menos poluente que outras fontes de energias como