Motivação
2.1 - O QUE É MOTIVAÇÃO?
Vamos começar com o conceito segundo o Dicionário Aurélio, “ Ato de motivar ou de se motivar; Exposição dos motivos”. Mas o que seria motivar? Motivar é determinar, inspirar a algo. Assim, motivação seria o que impulsiona, inspira alguém a fazer algo para satisfazer suas necessidades.
“Para compreender o comportamento humano é fundamental o conhecimento da motivação humana. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma isto é, tudo aquilo que dá origem a alguma propensão a um comportamento específico” (CHIAVENATO 1982, p. 414).
A teoria da hierarquia das necessidades criada por A. Maslow, caracteriza as necessidades básicas como uma das particularidades de sua teoria de motivação humana, nas diversas situações (trabalho, sociedade, lar) e ajuda na compreensão da motivação.
Conforme essa teoria, a base da pirâmide seria o primeiro nível, o das necessidades fisiológicas, aquelas que dão sobrevivência as pessoas, o segundo, o da segurança, que possui como indicadores um trabalho estável, seguros, proteção física, entre outros. O terceiro o das afetivo-sociais, relacionadas precisão de amigos, parentes, conjugues, interações com os grupos aos quais pertencer. O quarto, o de estima compete ao desejo de avaliação estável e elevada da sua personalidade. E o último, as de auto-realização, que acontece, quando, as necessidades anteriores são supridas, levando a aspirações de ampliar as suas potencialidades. As necessidades vão surgindo à medida que as anteriores são satisfeitas ou em parte satisfeitas.
Vale ressaltar, que a satisfação e a insatisfação das suas necessidades, são uma constante na vida dos indivíduos, sendo fatores importantes para a teoria da motivação. Assim, pode-se dizer que a incessante busca para a realização das necessidades, constitui-se em motivação, e que quando esta é concretizada na sua totalidade, resulta em satisfação, surgindo assim, novas necessidades e novas