Estudo dirigido enzimas
ENZIMAS – ESTUDO DIRIGIDO
===============================================
Nome: Priscila Cavalcanti Raymundo Ribau
1. A especificidade de uma enzima sobre um substrato depende da disposição espacial dos grupos químicos do substrato? Por quê? Sim, porque a ligação da enzima e do substrato se dá em um lugar definido da enzima, o sítio ativo. Ele possui uma forma definida com cadeias laterais de aminoácidos e grupos químicos que devem ser complementares ao do substrato de forma a se estabelecer ligações químicas sendo então o substrato aceito pela enzima.
2. Explique porque a especificidade de catálise que as enzimas apresentam para certos tipos de reação permite organizar as reações do metabolismo, evitando caos bioquímico. Porque enzimas que catalisam as etapas limitantes de velocidade agem como controladoras naturais do fluxo metabólico, ou seja, na reação enzimática cujo o produto é substrato único para próxima via metabólica faz com que seja uma etapa comprometida caso a enzima não seja prontificada a atuar naquele momento, regulando então o metabolismo.
3. Durante a catálise as enzimas passam por alterações químicas? E ao final da catálise, saem modificadas? As enzimas durante a catálise passam por alterações químicas como formar o complexo enzima-substrato, porém ao final, quando se forma o produto, a enzima volta a sua conformação original, não tendo modificação, tendo em vista que ela só está presente na reação como catalisador e não como reagente.
4. As enzimas interferem na energia de ativação das reações que catalisam? Como? Sim, elas diminuem a energia de ativação das reações, ou seja, aumentam o numero de moléculas com energia necessária para reagir levando-as mais rapidamente ao estado de transição entre reagentes e produtos.
5. O valor da KM é útil para comparar que característica geral das enzimas? O valor da Km é útil principalmente para comparar a afinidade das enzimas pelos seus