Estudo de caso Dove
O case de Dove, o “Ad makeover” (livremente, o refazedor de anúncios) foi premiado com medalha de ouro neste festival. Este case, inclusive, teve grande repercussão no Brasil e partiu da observação de que muitos anúncios no Facebook traziam ideias do tipo:
Elimine gorduras da cintura;
Aumente seus seios;
Diminua seus seios;
Acabe com a celulite; Lute contra as estrias, etc.
Ou seja, em torno do perfil feminino nos anúncios do Facebook, sempre giram mensagens ameaçadoras e negativas. “Pelo menos, para nós homens, as mensagens só focam num ponto…” E mostrou uma daquelas peças tão frequentes nas caixas de entrada de mails masculinas ou mesmo no Facebook e Google com a singela mensagem: “Enlarge your penis!” (Risadas gerais).
Voltando ao case, na observação de Dove, talvez tamanha obsessão em busca da beleza-padrão tenha contribuído para o fato de que, como resultado em repetidas pesquisas ao redor do mundo, somente 4% das mulheres se achem bonitas. A ideia de Dove foi dar às mulheres a possibilidade de elas mesmas, através de um aplicativo para Facebook disponibilizado pela marca, acabarem com a opressão das mensagens “ameaçadoras”. Com o “Ad makeover” (o refazedor de anúncios) as mulheres poderiam criar mensagens positivas – umas para as outras – o que permitia, assim, que novos anúncios positivos fossem publicados sob o patrocínio da marca.
Assim, com uma padronização Dove nos mesmos, a marca acredita ter trazido grandes doses de otimismo e autoestima para o dia-a-dia das mulheres (veja a foto em ilustração para entender melhor o funcionamento). É uma iniciativa, uma plataforma de comunicação (envolveu TV, revistas, etc.) que valoriza aquilo que Dove propaga tanto: a Beleza Real, a beleza das mulheres do mundo real, um exemplo de postura íntegra da marca na relação com seus consumidores.
http://www.e21.com.br/estudo-de-caso-dove/