Estudo de caso “dove: a evolução de uma marca”
Estudo de Caso “ Dove: A Evolução de uma Marca”
Setembro/2012
Estudo de caso “Dove: A Evolução de uma Marca”
1) Qual a Estratégia empresarial da Dove? A sua conversão em um produto de higiene, beleza e cuidados pessoais e não apenas um sabonete. A inovação do produto ao oferecer, por exemplo, sabonetes com ingredientes hidratantes e para o cuidado com a pele no momento do banho, que até então eram relacionados estritamente à higiene e ao perfume Atingimento ao público feminino, masculino e infantil.
1.1) Quais são os elementos que a tornam racional?
A liderança de custo de modo racional, por meio de campanhas diferenciadas de divulgação para o público que pretende atacar. A transformação tangível de uma simples ação cotidiana de higiene pessoal, algo tangível, em etapa de um tratamento de beleza, sendo a pessoa bela ou não, um sentimento intangível.
1.2) O que é uma Marca, dentro de um conto de negócio?
É a credibilidade do negócio da empresa. É a importância da sua existência. Os consumidores se identificam com a marca e confiam nela, de modo que passam a valorizá-la mais.
1.3) E qual a importância de uma marca dentro da estratégia de uma empresa como a Unilever?
O gerenciamento e potencialização de marcas, trazendo inovação e captando o retorno dessas marcas. Trabalhar as multimarcas para conquistar todo o mercado. A agregação de algum diferencial para que o consumidor se sinta mais atraído pela empresa.
No caso da Unilever, esse diferencial é percebido pelos valores da empresa desde sua fundação, resultado de uma fusão em 1929 entre a inglesa Lever Brothers e a holandesa Margarine Unie, trazendo para o dia-a-dia das pessoas os seus produtos de higiene pessoal e limpeza e alimentos e sorvetes, sem descuidar das melhores práticas de sustentabilidade, governança, transparência e responsabilidade social.
A credibilidade da marca mãe beneficia o portfólio, ou seja, o