TRABALHO FINAL DE ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODU O TEXTUAL
PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA E GESTÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO SUPERIOR
Fichamento de Estudo de Caso
Ralph Miranda Melo
Trabalho apresentado à disciplina de Aspectos da Linguagem e Produção Textual, como exigência para complementação da nota.
Tutora: Ana Lucia Souza de Oliveira Villaça
São Luís - Ma
2015
Aspectos da Linguagem e Produção Textual
DOVE: A evolução de uma Marca
REFERÊNCIA: DEIGHTON. John. Harvard Business School. 2008, Biblioteca Virtual da Universidade Estácio de Sá.
A marca Dove foi idealizada nos Estados Unidos, para fins militares, no decorrer da segunda guerra mundial, com a finalidade de desenvolver um produto capaz substituir os sabonetes comuns. Diante da intensidade de hidratantes naturais detectados em sua fórmula, foram usados para cuidar as queimaduras e ferimentos dos soldados. A Dove é considerada a marca líder na fabricação de bens de consumo no mundo, oferecendo em suas linhas de produtos: sabonetes em barra, sabonetes líquidos tanto para o corpo, quanto para as mãos, cremes para o rosto, xampu, condicionadores, desodorantes e hidratantes para o corpo com o intuito de se tornar a referência voltada à beleza feminina.
Em 1957 a Barra de Beleza foi o seu primeiro produto a ser lançado, mesmo ano que a agência Ogilvy and Mather lançou a campanha publicitária que trazia a mensagem “O sabonete Dove não seca sua pele porque um quarto dele é feito de creme de beleza” e com esse simplório enunciado teve grande repercussão nos meios de comunicação da época. No decorrer do tempo a Dove resolveu mudar o slogan da marca, de “creme de limpeza” para “creme hidratante”, tal alteração visava evidenciar a honestidade, a autenticidade e os benefícios significativos produzidos por seus produtos e se tornando uma das renomadas marcas nos Estados Unidos.
Em 2000, a Dove incentivada a se tornar uma marca máster e para isso, oportunizou o empréstimo de seu nome a Unilever, uma corporação oriunda da fusão das