mistura e substancia
Os materiais podem ser classificados em Substâncias Puras ou em Misturas de Substâncias. Muitos dos materiais que nos rodeiam resultam da mistura de substâncias puras, dando origem a misturas.Consideram-se então:
Substâncias Puras todos os materiais constituidos apenas por uma substância;
Misturas de Substâncias todos os materiais constituidos por duas ou mais substâncias puras.
Por exemplo:
O Ar é uma Mistura de Substâncias Puras. Algumas das Substâncias Puras que se encontram no ar são o Azoto, o Oxigénio, o Dióxido de Carbono, o vapor de Água, entre outras.
A Água do Mar é uma Mistura de Substâncias Puras. Algumas das Substâncias Puras que se encontram na Água do Mar são a Água, o Cloreto de Sódio, o Oxigénio, entre outras.
A Areia da Praia é uma Mistura de Substâncias Puras. A Areia da Praia é constituida por Sílica e muitos outros minerais.
Substâncias Elementares e Substâncias Compostas
As Substâncias Puras podem ser divididas em Substâncias Elementares e Substâncias Compostas
Substâncias Elementares
No Oxigénio produzido pelas plantas, todas as moléculas são constituídas apenas por dois átomos do mesmo elemento, átomos de Oxigénio. Por esse motivo esta substância é elementar
Substâncias Compostas
Na água pura, todas as moléculas são constituídas por átomos de elementos diferentes, 1 átomo de Oxigénio e 2 átomos de Hidrogénio. Por esse motivo esta substância é composta.
Misturas
Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias sem que haja reação química entre elas, e mantendo cada qual suas propriedades.
Na mistura de água e açúcar, não é possível distinguir visualmente um componente do outro: o açúcar desapareceu na água. Dizemos que essa é uma mistura homogênea.
Já na mistura de água e talco, é perfeitamente possível distinguir visualmente as duas substâncias. Dizemos, então, que essa é uma mistura heterogênea.
A definição de misturas homogêneas e heterogêneas está ligada ao modo como se percebe